sábado, março 12, 2011

Assim caminha a sociedade brasileira.

Poucas vagas para as crianças, muita propaganda na tevê, um número exorbitante de adultos analfabetos, um país fingindo que sabe ler.
Fazer com que os jovens cheguem ao ensino médio – e permaneçam nele – é hoje um dos principais desafios para o Brasil.
De uns tempos pra cá, um leve investimento na educação vem surgindo. Tais como Fundef e o Programa Bolsa-Escola.
A maior parte da polulação brasileira não possui ensino superior e muitos não concluíram o ensino médio.

Não é difícil imaginar, por exemplo, um jovem que, mesmo desejando completar o ensino médio, seja obrigado por suas condições financeiras a trocar a sala de aula por um subemprego.
Crianças com idades de 05 a 10 anos não possuem educação de qualidade nas escolas públicas. Faltam merenda, professores, estrutura adequada para ensino, enfim, faltam vagas!  
Mas em meio a todo esse transtorno, quem estaria por trás disto?

“Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.” Eça de Queirós

Sim, eles mesmo! Os políticos!  E com eles a corrupção.
Mas, o que a corrupção tem a ver com a escolaridade?

"A tolerância à corrupção, por exemplo, se confunde com o famoso “jeitinho brasileiro’, e ela é maior quanto menor for a escolaridade do cidadão."  Alberto Carlos Almeida 

Traduzindo em miúdos, se socorrem do “jeitinho”, têm pouco espírito público, defendem a lei do talião, são a favor do assistencialismo governamental, são contra a liberdade sexual, apóiam a intervenção do Estado na economia e na sociedade, são condescendentes com a censura, aceitam cegamente a hierarquia, e , por fim, são mais tolerantes com a corrupção.
O quanto nos surpreendemos diariamente com a explosão de ideias e pensamentos guardados por longa data no baú da hipocrisia e dissimulação. 
Essa situação tem se prolongado pois nós, população brasileira, de certa forma aceitamos e muito ainda fazem graça! Mas a pergunta é: até quando aceitaremos isto?

Há silêncios que falam, murmuram, contra a opressão. Mas há também silêncios que não falam porque estão comprometidos com uma visão que aceita a opressão. Não vejo como alguém se possa imaginar “de esquerda” ou “progressista” calando no momento em que se deve gritar pela liberdade. FHC

7 comentários:

Amanda Luna disse...

Esse texto falou tudo!!!
beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

♥ Evelin Pinheiro ♥ disse...

Florrrrrrrrr
mas que lindo seu Lay tb! Bem tipo o meu...leve e dá o seu recado!! rsrs
Saudades tb...agora estarei mais presente.

Adorei o texto, cocordo e assino embaixo. o Brasil é um país de analfabetos mascarados por conta de uns e outros que conseguem concluir um ensino superior. Por ocnta desses poucos diz-se que é "Educação para todos". Só se for lá em casa....rsrsrs

:g BeijO, some não!
http://evesimplesassim.blogspot.com/

Brenda Palma disse...

Com certeza o Brasil não está preparado para educar, e temo que ele nunca esteja.
Pois as pessoas que deveriam mudar isso não fazem nada, e só resta ao pias e mães tentar ensinar algo para seus filhos, tenta ensina-los a serem pessoas honestas e dignas, e assim vamos vivendo tentando passar algo de bom, como muitos dizem a educação vem primeiro de casa e acho que é só da onde ela vai vim, lá fora é um lugar onde as pessoas não são respeitas e elas nem se dão ao respeito, quero dizer que não basta as escolas para educar os pais tem que fazer a sua parte!

Beijos
http://tudodmenina.blogspot.com

*~mel_ disse...

devemos como sempre, nos lastimar para os "maquiados felizes" e lutar por uma mudança. Assim fazer a diferença nessas estatistica, buscando uma melhoria de vida p/ nós mesmos

bjuss, gostei do teu blog. vou te seguir

dpois visita o meu?
mel-ailove-u.blogspot.com

2edoissao5 disse...

a frase do Eça é demais!

Luna Sanchez disse...

Admito que não tenho mais ânimo nem para debater esse assunto, flor...

Beijos pra ti!

Geovani Matos disse...

Uma Jornalista Nata! Tem dom e sabe usá-lo, sempre usando de seus conhecimentos e sua sabedoria para trazer assuntos que sempre nos deixam surpreendidos com sua capacidade de percepçào e garra de uma Jovem porém grande cidadã que nào se faz calar por um mundo cheio de injustiças e corrupções. Continue assim e a vida lhe retribuirá cada palavra em forma de oportunidades.

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário ele é muito importante pra mim! Loree ;*

:a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p